Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



No fundo.

por Yohanan, em 05.05.12

E assim lhe disse o Consciente - Para nada serves!

E tu nada és! - Disputou o Subconsciente.

Fim da conversa. Início da discussão.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:43


10 comentários

Imagem de perfil

De The voice of the heart a 05.05.2012 às 22:14

de nada (:
ahah acredito xD
Imagem de perfil

De Jane a 06.05.2012 às 10:17

eu descobri que queria moda quando ainda estava no 6º ano. E continuei com essa ideia até aos dias de hoje, daí eu ter certeza que queria seguir moda. Quando cheguei ao 9º estava nessa situação... não sabia se seguia moda ou se ia para artes. Porque na verdade na altura já me tinham falado do citex só que me tinham dito que no citex era para tirar o 12º e não é... Tu só entras no citex (MODATEX) se tiveres o 12º concluído. Porque isto é um curso de nível 4 é equivalente a um bacharelato. No entanto apareceu um curso de secundário na altura, que era técnico de design, só que na altura ainda não tinham escolhido a vertente do curso e no papel dizia que podia ser moda, então inscrevi-me e uma semana depois de entrar decidiram que era design de equipamento. E basicamente fiz o meu 12º em design de equipamento. Mas não faças o 12º em moda. Não é uma boa idade para tirar esse curso porque ninguém é maduro o suficiente na altura. Tenho um rapaz na turma que tirou o 12º em moda e ele diz que foi uma perda de tempo! E depois isso da faculdade é assim, hoje em dia a faculdade não serve para nada só para teres um papel na mão e em moda ninguém liga a isso, nem a notas ligam! Se queres ser bom em portugal e la fora em moda tens que ser bom designer em tudo! Tens que ter contactos e dinheiro! As universidades em portugal nao estam preparadas para moda, tu vais para la tirar um curso de 3 anos e so te ensinam a desenhar -.-' o que é terrivel! se quiseres aprender a desenhar tiras artes nao tiras moda! O citex (agora modatex) é a unica escola do pais que te ensina tudo! desde da criação á modelação das peças, até á confecção! O citex existe há mais de 20 anos e foi a primeira escola de moda a abrir em portugal! Daqui sairam os melhores designers! Katy xiomara, miguel vieira, Pedro Pedro,Lara Torres, Nuno Baltazar, Maria Gambina, Miguel Flor entre muitos mais! E os unicos alunos portugueses que conseguiram entrar na central saint martins que é só a melhor escola de moda do mundo, sairam do citex! Só para veres a diferença, tu na faculdade entras por media, por notas! Eles nao sabem se tens talento ou não, entras por notas mesmo! No citex tens que enviar um portefolio com 10 coordenados e eles escolhem apenas os melhores os que tem potencial para crescer! Esses escolhidos ainda tem uma entrevista e depois da entrevista só passam 20 no máximo! No ano em que me candidatei eram 180 alunos! Entramos 20! Se estou cá é por alguma razão e não é por notas! Se é mesmo moda que queres, tens de ter a certeza disso, porque isto não é fácil, não é só desenhar roupa! E um dos ramos mais stressantes no mundo do trabalho! E eu não estou a dizer isto para te assustar ou para desistires! Porque se for mesmo isto que queres, vais-te sentir como eu! "Por mais trabalhos que tenhas, e por mais directas que tenhas que fazer,sentes-te bem porque é mesmo isto que queres!"
Imagem de perfil

De s. a 06.05.2012 às 11:27

Ora essa :)
Vou andar por aí, mas distante.
Imagem de perfil

De Jane a 06.05.2012 às 18:20

Então é assim, para te candidatares ainda falta um pouco... tens de primeiro enviar inscrição entre agosto e finais de setembro depois mandas portfólio até outubro e depois recebes e-mail ate dezembro a ser chamada para entrevista ou não. Mas aconselhava-te a fazer o curso e verão de duas semanas podes escolher fazer em agosto ou nas primeiras semanas de setembro porque ai vais ter umas luzes do que precisas para fazer o portfólio, eu no inicio também achava que era tipo chegar la entregar 10 desenhos e pronto, mas o curso ajudou-me a perceber que nao é bem assim, e geralmente quem faz o curso e se candidata tem mais hipóteses de entrar! Sim as ilustrações da lingerie são a computador, mas nao te preocupes com isso, eu no inicio só fazia á mão e eram terriveis nunca foi muito boa para desenhar á mao, depois cá tens uma disciplina de ilustração a computador não te preocupes! E não nao tinha noções nenhumas de confecção nem de modelação quando entrei nada, zero! Sabia apenas coisas sobre design de equipamento! XD Isso dos 18 não te preocupes! Eu estou no 2º ano com 19. Eles só tem lá 18 porque eles deduzem que as pessoas que acabem o 12º já tem 18 mas não eu entrei com 17! E aqui é assim o tempo de curso é um bocadinho diferente. Tu começas o ano lectivo em Janeiro, tens 3 no maximo 4 semanas de ferias em agosto, e em janeiro do ano seguinte tens a paf que é a prova final que te faz passar de ano ou não! No final de janeiro apresentas a prova o ano lectivo acaba e tens + 1 semana de ferias começas o segundo a no em fevereiro! no ano seguinte em fevereiro fazes outra paf para passar para o terceiro ano. E passando por volta de meados de abril vais para estagio com um designer português ou ate mesmo la fora ou na industria como preferires! Que tem duração de 6 meses! e depois disso pronto! finish! Tens o curso pronto! Basicamente aqui aprendes tudo! E também aprendes para alem de vestuário feminino que é o mais intensivo, masculino e criança e bebe! E entre isso tudo ainda tens concursos para participar! Eu tenho uma rapariga na turma que apresentou uma colecção este ano no portugal fashion no espaço bloom e ainda nem sequer vamos a meio do segundo ano :) isto é mesmo bom. Claro que o curso tem falhas tem, porque apesar de te dar muita experiência e muita informação e qualidade é muita coisa para ser dada em 3 anos o curso deveria de ser de 5 anos. Mas sais muito bem mais preparada daqui do que qualquer universidade do pais!
Imagem de perfil

De Jane a 06.05.2012 às 22:01

por acaso não, não me inscrevi! Porque tinha a certeza de que queria moda, e como já tinha noção de como eram as faculdades, decidi que ou entrava no citex ou então nao valia a pena... se me passou pela cabeça a possibilidade de nao entrar... sim, mas a minha ideia seria se não entrasse trabalhava durante um ano e aseguir voltava a candidatar-me... para mim foi assim, era citex ou nao era mais nada! E por sorte foi! :D
Imagem de perfil

De Jane a 06.05.2012 às 23:20

eles agora colocam lá as coisas dos cursos de verão mais perto da altura dos cursos, mas aquilo é sempre 2 semanas, em duas fases... podes escolher em agosto ou setembro :)
Imagem de perfil

De Just_Smile a 09.05.2012 às 15:48

Uma batalha e discussão que nunca terá fim...
Imagem de perfil

De Marie C. a 10.05.2012 às 01:48

luta de conscientes , not good!
Imagem de perfil

De Jane a 10.05.2012 às 11:37

obrigada :) I'll follow u back!

acho que as vezes está aberta ao sabado! Mas manda um e-mail para cá! pf
Sem imagem de perfil

De formação em design a 15.08.2012 às 18:11

O subconsciente filtra tudo aquilo que o inconsistente possui.. ambos revelam importância no campo do pensamento humano.

Comentar post